Existe um senso comum que pego sempre no consultório, de alguns pacientes que chegam se sentindo culpados pela doença. Acreditam que o consumo de doces causa diabetes, porque exageraram nos doces durante a infância. Às vezes, também pego alguns pacientes com diabetes tipo 1 que se sentem julgados e, por diversas vezes, são questionados com a seguinte pergunta: “Você tem diabetes porque comeu muito doce, né?”

Exagerar nos doces causa diabetes: mito ou verdade?

Pois venho aqui dizer que isso é um grande mito. Existem vários tipos de diabetes; 90% dos casos são do tipo 2. Ele pode estar relacionado ao consumo em excesso de doces, mas APENAS se o paciente tiver predisposição genética para a doença e se esse consumo for o principal causador da obesidade do paciente. 

Os doces são alimentos hiper calóricos (cada grama de açúcar equivale a 5 calorias), que não levam a uma boa saciedade (o paciente come e em pouco tempo tem fome novamente). Por conta disso, podem levar a um excesso de calorias diárias e consequentemente à obesidade. Entretanto, vemos pacientes obesos que não consomem açúcar em excesso. A obesidade também pode ser proveniente do consumo em excesso de outros macronutrientes, como gordura, proteína ou carboidratos.

O importante é a gente ter em mente que o diabetes tipo 2 tem como principais fatores de risco a predisposição genética e a OBESIDADE, que pode advir do consumo de doces em excesso ou NÃO.

Então, se você tem diabetes, vamos juntos aprender os principais fatores de risco do seu caso e ver se podemos reverter ou controlar a sua glicemia da melhor forma possível. Gosto muito da frase de um autor desconhecido que diz que o sentimento de culpa é uma das principais formas de permanecer no problema. Então vamos juntos partir para a ação!

Fontes:

American Diabetes Association. (s.d.). Symptoms & Causes of Diabetes. Disponível em: https://www.diabetes.org/diabetes/symptoms-causes

World Health Organization. (s.d.). Diabetes. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/diabeteshttps://idf.org/

Ir para o WhatsApp
Ei! Precisa de ajuda?
Olá, para facilitar o contato, assim que você clicar no botão abaixo, te direcionaremos para um atendimento mais próximo e atencioso.